Simulado de salvamento veicular com vítimas presas às ferragens capacita bombeiros do estado para situações reais
Última Atualização: 31/03/2025 - 9:45

Servidores do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizaram um simulado de salvamento veicular com vítimas presas às ferragens. O treinamento reproduziu um acidente de trânsito com dois veículos e faz parte do curso de Formação de Sargento Combatente da instituição. A atividade foi realizada na tarde desta sexta-feira (29/3).
A simulação ocorreu na sede do 1º Batalhão de Incêndio (BI) do CBMAM, localizado no bairro Distrito Industrial, zona sul de Manaus.
O comandante-geral do CBMAM, Orleilso Muniz, explica que o simulado reforça a importância da capacitação contínua e do uso de tecnologias e recursos estratégicos para salvar vidas em situações de emergência, uma determinação do Governador Wilson Lima. “A capacitação é preparação para que eles possam assumir a responsabilidade diante das emergências porque eles são novos chefes de equipes que atuarão no cenário real para atender a nossa sociedade”, destacou o instrutor Emerson Augusto.
A atividade tem como objetivo preparar os militares para atuarem em cenários de acidentes de trânsito, garantindo maior eficiência e segurança no salvamento de vítimas. A operação é o momento em que os alunos colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
A ação simula um veículo com princípio de incêndio e outro com vítimas presas às ferragens no interior do automóvel. As equipes utilizaram calços e escoras para estabilizar os veículos e ferramentas especializadas para o desencarceramento das vítimas presas no interior das ferragens.
Com essa atividade, os futuros sargentos do Corpo de Bombeiros aprimoram suas habilidades operacionais, como, por exemplo, o trabalho em equipe e vivenciam, na prática, os desafios de uma ocorrência de salvamento veicular. O simulado reforça a importância da capacitação contínua e do uso de tecnologias e recursos estratégicos, para salvar vidas em situações de emergência.
O militar Adleison Gama Farias ressaltou que com a capacitação eles passarão a comandar as guarnições, além de contribuir com a qualificação técnica e tática. “Cada peça é importante porque nós temos que, após adentrar o veículo, ter uma proteção secundária. Quando você entra e faz o procedimento de desencarceramento, você tem que cortar as colunas A, B e C, por exemplo, elas ficam pontiagudas, e são um perigo secundário”, afirmou.
Fotos: Paulo Bahia
Ultimas Notícias

28/04/2025 - 16:12
Em Manaus, Bombeiro Mirim salva irmã de um ano que se engasgou enquanto jantava
.jpg )
25/04/2025 - 16:04
Alunos oficiais do Corpo de Bombeiros do Amazonas iniciam treinamento ‘Vida na Selva’ na base de instrução do exército brasileiro
.jpg )
13/04/2025 - 13:02
Corpo de Bombeiros certifica indígenas para reforçar combate aos incêndios florestais na região metropolitana de Manaus
.jpg )
09/04/2025 - 17:45
Corpo de Bombeiros convoca 210 alunos soldados do concurso de 2022 para concluir chamamento de vagas previstas em edital
03/04/2025 - 14:02
Corpo de Bombeiros alerta que não envia e-mail exigindo adequações para emissão do Auto de Vistoria e nem links com cobrança de taxas
.jpeg )
01/04/2025 - 14:01
Após 16 anos, Corpo de Bombeiros do Amazonas forma segunda turma de especialistas em salvamento em altura
.jpeg )
01/04/2025 - 11:50
Planejamento para implantação de base do Corpo de Bombeiros em Coari é alinhado em reunião com Prefeitura de Coari
.jpg )
26/03/2025 - 14:59
Simulado de busca e resgate em estruturas colapsadas prepara bombeiros para atuarem em cenários de desastres
.jpeg )
25/03/2025 - 17:05
Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Jutaí discutem implantação de base da instituição no município
.jpg )
25/03/2025 - 15:35