Corpo de Bombeiros inicia aulas do Programa Bombeiro Mirim na capital e no interior

Última Atualização: 06/03/2024 - 10:25



O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, nesta sexta-feira (1°/03), a solenidade de Aula Inaugural do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom), que neste ano abriu 730 vagas para crianças com idades entre 9 e 12 anos. Com as aulas teóricas e práticas, os alunos aprenderão sobre noções básicas de atendimentos de primeiros socorros, salvamento terrestre e aquático, combate a incêndio, entre outras modalidades.


 

“Para este ano, abrimos 730 vagas em Manaus e em todos os municípios que temos quartéis. O projeto já atendeu, ao longo desses últimos três anos, mais de 3 mil crianças. É um programa que trabalha muito as questões relacionadas à formação das crianças e aqui elas têm instruções técnicas do Corpo de Bombeiros”, ressaltou o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz.

 


A solenidade, que marca o início do ano letivo do programa, aconteceu no Comando Geral do Corpo de Bombeiros com alunos de todos os postos da capital e foi transmitida, de forma simultânea, para os municípios de Iranduba, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Novo Airão, Itacoatiara, Tefé, Tabatinga, Parintins e Humaitá, onde há turmas do Bombeiro Mirim.

 

Iniciativa

 

O Proebom é um projeto de responsabilidade social do CBMAM, tendo como foco a valorização dos ideais de cidadania e civismo na formação de crianças e adolescentes. Dessa forma, o Corpo de Bombeiros contribui com a sociedade amazonense no sentido de auxiliar na formação básica dos cidadãos.

 

“Esse é um projeto que envolve todo nosso corpo docente, que é extremamente preparado. Aqui nós temos assistentes sociais, médicos, enfermeiros, farmacêuticos. Existe toda uma estrutura para tocar o projeto da melhor forma possível e esse é propósito do Bombeiro Mirim, trazer crianças para dentro do quartel para que vivam a nossa realidade, as nossas rotinas e quem sabe no futuro se tornarem bombeiros militares profissionais para atender nossa sociedade cada vez melhor”, concluiu o comandante-geral.

 

Formação

 

Os novos alunos bombeiros mirins terão aulas de história do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, educação física, noções de salvamento aquático e terrestre, combate a incêndio, salvamento em altura, atendimentos de primeiros socorros, ordem unida, ética e cidadania, e Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

Na grade curricular constam, ainda, educação em saúde, musicalidade, noções de educação ambiental, educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, além de palestras, formaturas, filmes, recreação, atividades culturais e passeios.

 

FOTOS: Arthur Castro/Secom