Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Nhamundá alinham estratégias para a implantação da corporação no município

Última Atualização: 23/09/2025 - 9:42

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e a Prefeitura de Nhamundá alinharam estratégias para a implantação de uma base permanente da corporação no município. O encontro ocorreu, na manhã desta segunda-feira (22/9), no comando-geral do CBMAM, localizado na Av. Codajás, bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.


A iniciativa faz parte do planejamento estratégico do Governo do Estado que visa ampliar a presença do Corpo de Bombeiros no Amazonas.


Participaram da reunião o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, João Paulo Ribeiro, o Chefe do Estado-Maior do CBMAM, Coronel BM Alexandre, e o coordenador do projeto dos Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP), Tenente-Coronel BM Ferreira.


Na sexta-feira (19/9), o Comandante-Geral do CBMAM, Coronel BM Orleilso Muniz, também discutiu sobre a implantação da base com a Prefeita de Nhamundá, Marina Pandolfo.


Somente em 2025, o Governo do Amazonas inaugurou 11 novas bases, em Tapauá, Rio Preto da Eva, Novo Aripuanã, Maués, Lábrea, Manaquiri, Autazes, Jutaí, Apuí, Coari e Itapiranga. Com essa ampliação, o estado tem hoje 21 municípios com a presença permanente do Corpo de Bombeiros. Estão previstas inaugurações de GCIPs, até o final do ano, em Atalaia do Norte, Barcelos, Boca do Acre, Careiro, Envira e Manicoré.


Os GCIPs são implantados em parceria com as prefeituras municipais. Cinco militares são transferidos definitivamente para o município e contam com apoio de brigadistas locais e suporte logístico das prefeituras, fortalecendo a capacidade de resposta e a integração entre estado e prefeituras.