Cães heróis do Corpo de Bombeiros completam 2 anos de vida prestando serviço essencial no resgate de pessoas
Última Atualização: 03/03/2025 - 11:15
Treinados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), os cães Kira, Fire e Hela, da raça pastor-belga-malinois, completarão dois anos de vida no dia 6 de março e já se tornaram peças fundamentais em operações de busca e resgate de pessoas no estado. Mesmo jovens, já demonstram grande eficiência no apoio às forças de segurança, tendo auxiliado na localização de dois corpos enterrados, incluindo o da cicloviajante venezuelana Julieta Inés Hernández Martínez, de 38 anos.
Os cães, conhecidos por sua agilidade, lealdade e inteligência, foram doados ao CBMAM pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) ainda filhotes, mas já demonstram resultados expressivos em operações reais. Kira e Hela participaram ativamente da busca pelo corpo da cicloviajante, encontrado enterrado em uma cova em uma área de mata no município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus). A atuação foi solicitada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), após a prisão do casal suspeito pelo crime.
No dia 19 de janeiro de 2024, Kira e Fire voltaram a atuar em outra ocorrência de busca. Com precisão e rapidez, ajudaram a localizar o corpo de um homem enterrado em um terreno na Avenida João Valério, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus.
O Grupamento de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (GBRESC) é chefiado pelo tenente Rodolpho Carepa, responsável pelo canil do CBMAM. “Para o trabalho nosso de busca é um auxílio fundamental. Tem situações que o bombeiro militar vai chegar no limite onde o cão com a questão do fato ele consegue ultrapassar, e aí vem a nossa recompensa”, pontuou Rodolpho.
Treinamento
Os cães são treinados pelos sargentos Paula Roberto, Adriano Pantoja, Ferraz, Luiz Felipe, Wodson e pelo soldado Gabriel. Os bombeiros que lidam diretamente com os animais passam por cursos específicos. “A gente preserva muito o bem-estar. Para eles, tudo isso é uma brincadeira, mas, na verdade, é o treinamento que direcionamos para eles. Conforme eles identificam algum cadáver ou outra situação para a qual foram treinados, entregamos um brinquedo e isso é a recompensa”, destacou a sargento Paula Roberto.
A metodologia do treinamento envolve estímulos positivos e incentivo por meio de brinquedos. Inicialmente, os cães participam de atividades lúdicas, depois são estimulados a latir sob comando e, em seguida, iniciam treinamentos com pessoas vivas. Um dos principais processos de treinamento é a busca, onde uma pessoa se esconde e o condutor libera o cão para localizá-la. Ao encontrá-la, o animal late para indicar a descoberta.
FOTOS: Arthur Castro/Secom
Ultimas Notícias

28/04/2025 - 16:12
Em Manaus, Bombeiro Mirim salva irmã de um ano que se engasgou enquanto jantava
.jpg )
25/04/2025 - 16:04
Alunos oficiais do Corpo de Bombeiros do Amazonas iniciam treinamento ‘Vida na Selva’ na base de instrução do exército brasileiro
.jpg )
13/04/2025 - 13:02
Corpo de Bombeiros certifica indígenas para reforçar combate aos incêndios florestais na região metropolitana de Manaus
.jpg )
09/04/2025 - 17:45
Corpo de Bombeiros convoca 210 alunos soldados do concurso de 2022 para concluir chamamento de vagas previstas em edital
03/04/2025 - 14:02
Corpo de Bombeiros alerta que não envia e-mail exigindo adequações para emissão do Auto de Vistoria e nem links com cobrança de taxas
.jpeg )
01/04/2025 - 14:01
Após 16 anos, Corpo de Bombeiros do Amazonas forma segunda turma de especialistas em salvamento em altura
.jpeg )
01/04/2025 - 11:50
Planejamento para implantação de base do Corpo de Bombeiros em Coari é alinhado em reunião com Prefeitura de Coari

31/03/2025 - 9:45
Simulado de salvamento veicular com vítimas presas às ferragens capacita bombeiros do estado para situações reais
.jpg )
26/03/2025 - 14:59
Simulado de busca e resgate em estruturas colapsadas prepara bombeiros para atuarem em cenários de desastres
.jpeg )
25/03/2025 - 17:05