Corpo de Bombeiros realiza simulado de salvamento veicular

Capacitação busca instruir bombeiros quanto a riscos e responsabilidades do salvamento, e repassar novas técnicas e procedimentos

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, nesta quinta-feira (28/04), um simulado do Curso de Salvamento Veicular (CSV) envolvendo 10 vítimas em um acidente de trânsito na avenida Buriti, bairro Distrito Industrial I, zona sul de Manaus. O simulado contou com o apoio da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Militar do Amazonas (PMAM) Polícia Civil (PC), Amazonas Energia e Departamento Integrado de Operações Aéreas do Amazonas (Dioa), que disponibilizou um helicóptero para apoio na atividade. O objetivo do CSV foi proporcionar o melhor preparo técnico profissional do efetivo envolvido nas ações de salvamento veicular, por meio da correta aplicação de técnicas e utilização de equipamentos, além do alinhamento de trabalho com as forças de segurança do Município e do Estado. Segundo o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Ximenes Muniz, a cidade de Manaus voltou a ter uma quantidade maior de veículos circulando. “É óbvio que, quanto mais veículos trafegando, maior é a possibilidade de se ter acidentes com vítimas presas em ferragens. Diante disso, nossos militares precisam estar cada dia mais capacitados em atender o cidadão que porventura venha sofrer algum acidente dessa natureza”, explicou o comandante. A capacitação, destacou Muniz, busca instruir os bombeiros quanto aos riscos e às responsabilidades do salvamento, e repassar novas técnicas e procedimentos utilizados em âmbito internacional Durante o curso, o CBMAM contou com instrutores do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) e foi coordenado pelo Campos IV do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp). O CSV termina nesta sexta-feira (29/04), às 7h30, com a formatura de 33 militares no auditório do Comando Geral, localizado na avenida Codajás, 1.503, bairro Petrópolis, zona sul.

Divulgação/CBMAM

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM): Tenente Maely (99237-0616), tenente Maria Jesse (98144-8375), cabo Marcus (99228-3487) e Emerson Miranda (99290-1777).