Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas

HISTÓRICO

ESCOLA-LOGO

A Escola Bilíngue do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (EETI José Carlos Mestrinho – GM3) está localizada entre os bairros da Raíz, Crespo e Japiim, na área denominada Aterro do Quarenta.

Até meados de 1992, os filhos dos moradores desta região tinham que se deslocar grandes distâncias para cursarem as aulas em colégios situados em bairros vizinhos.

Então, no dia 14 de novembro de 1992, ocorreu a inauguração do 1º CEIDC – Projeto GM3, tendo sido oficializado no mesmo Governo pelo Decreto nº 155.264/93 de 08 de março de 1993, denominada Escola Estadual José Carlos Mestrinho, situada a Rua da Paz, nº 31 A, Aterro do Quarenta e vinculada ao Distrito Escolar Sul, grupo 09.

A escola se tornou de Tempo Integral em 2016 e o Corpo de Bombeiros, que na época era comandado pelo Coronel QOBM Fernando Sérgio Austregésilo Luz, o idealizador desse projeto, assumiu a gestão da escola em parceria com a SEDUC no dia 24 de fevereiro de 2016.

No dia 07 de fevereiro de 2017, a escola tornou-se Bilingue Português-Francês através da Resolução 12/2017 do Conselho Estadual de Educação. 

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros conta atualmente com 478 alunos e 26 professores, além de 11 bombeiros militares e 12 funcionários vivis em funções diversas.

A EETI José Carlos Mestrinho é mantida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas. E, desde sua criação em 2016 e até o dia de hoje, o colégio teve dois gestores.

O primeiro gestor, o Tenente-Coronel QOBM Helyanthus Frank da Silva Borges, permaneceu como diretor até 09 de abril de 2019, sendo substituído pelo Major QOBM Josélio da Silva Monteiro,  que até então era seu sub-diretor, mas que a partir de tal data assumiu a função de diretor do CMCB, tendo como sub-diretor e Comandante do Corpo de Alunos, o 1º Tenente QOABM Mário Rodrigues, que também foi o autor do ‘grito de guerra’ da escola.


“Educação, objetivo;

Disciplina, alcançar;

Nenhum passo daremos atrás,

O futuro nos espera,

Colégio Militar do Corpo de Bombeiros,

Fogo, fogo, fogo!”

DIRETOR DO COLÉGIO

Maj QOBM Josélio da Silva Monteiro
LAYOUT SITE 2